quarta-feira, setembro 13, 2006

fui.

ESBOÇO PLÁSTICO
All My Independent Women


Inaugura amanhã e fica patente no espaço da eira33 até dia 30 de Setembro. A convite da Carla Cruz, e do seu projecto all my independent women, apresentarei uma vez mais o Esboço Plástico:


FUI/ESBOÇO PLÁSTICO esteve exposto ao público durante uma semana (Janeiro de 2006) no Museu dos Biscaínhos, em Braga, no âmbito de uma exposição colectiva subordinada ao tema este é o meu corpo, ou o corpo visto e (re)visto pelo seu proprietário, ou seja, eu, convidado que fui pelo comissário Rui Effe para, na condição de performer, desenvolver um esboço do projecto FUI com uma intenção “plástica”, i.e., qualquer coisa instalada perenemente lá nos sítios do white cube; a coisa que fiz, ainda que plástica e perene, não se aguentou mais do que uma semana (quando deveria ter sido um mês) porque entretanto foi fechada por ser demasiado “chocante” (palavras dos próprios); censorship means ignorance, disse eu; problemas técnicos, disseram eles. A saber: da instalação fizeram (fazem) farão parte os seguintes materiais de trabalho: onze centímetros de pila (outros nomes: piça, picha, caralho, pau, pirilau, mastro, verga, mastodonte, caralhão) em ponto morto; vinte e um a vinte e dois centímetros de pila (...) em potência máxima; (...) Hung Up, Madonna, versão mp3; banda sonora do filme Le Mépris, de Jean-Luc Godard, versão captada pelo microfone directamente das colunas; (...) [lista completa aqui] ...e por aí fora. Não censuro esta lista inimaginável; um, porque é minha; dois, porque quem dá para depois tirar, ao inferno vai parar; eles já lá estão todos, a arder.

Rogério Nuno Costa
Março 2006


[video still]