terça-feira, setembro 19, 2023

VOU A TUA CASA (de férias)

















Uma tele-performance (duracional) de Rogério Nuno Costa

Em colaboração com a prado – associação cultural

Festival Paragem, Carvoeiro/Ferragudo (Lagoa)

23 e 24 se setembro de 2023



Após a residência de pesquisa que teve lugar no Festival Paragem de 2022, Rogério Nuno Costa propõe, para a edição de 2023, a partilha de uma versão remota e experimental da sua performance Vou A Tua Casa (2003), numa derivação veraneante – para o efeito re-intitulada ‘de férias’ – difundida a partir da Finlândia mas com ligação directa (e em directo!) ao barlavento algarvio. A performance constrói-se a partir da experiência realizada no seio do projeto “Consultório Turístico” – agência de viagens trans-planetárias da iniciativa da prado – inaugurado durante o primeiro lockdown de 2020. Através de uma simples chamada WhatsApp, espectadores-banhistas, cansades das obrigações impostas pelo lazer über-planeado, polido e higienizado dos tempos modernos, terão aqui a oportunidade única de serem resgatados para uma praia secreta no Golfo da Bótnia, onde poderão dedicar-se, sem culpas e longe do escrutínio social-mediático, à prática indisciplinada e diletante do aborrecimento, da preguiça e da inação. Um mergulho introspectivo e um desafio à libertação através do choque térmico-conceptual: uma poética do ócio enquanto lugar ao mesmo tempo crítico e lúdico, onde a noção de lazer é substituída, em jogo (semântico e não só) pela noção de repouso. Mais do que um simples reenactment das performances em espaço privado apresentadas entre 2003 e 2006, esta versão ampliará e intensificará a relação da performance (e do performer) com os diversos contextos espácio-temporais, interpessoais e vivenciais onde os encontros acontecem, propondo a interrupção e a suspensão de um momento (o das férias) que é ele próprio uma interrupção e uma suspensão. “Vou A Tua Casa (de férias)” terá a sua derradeira e tautológica estreia, em regime presencial-relacional, na edição do Paragem de 2024, assim concluindo um laboratório experimental de processos pouco criativos, quiçá desinspirados, onde o dolce far niente de teor doméstico é elevado à categoria de prática artística.


|

|

|

Como?

Para usufruir deste entrelaçamento quântico entre o Algarve e o Báltico, espectadores interessades só terão que marcar uma das horas disponíveis e ligarem-se a Rogério Nuno Costa via WhatsApp. A viagem tem a duração de cerca de 15 minutos. Número: +351916409998. Espectadores-viajantes podem escolher como querem usufruir da experiência: em casa, na esplanada, na praia, na viagem a caminho das férias ou no regresso às-jaulas, juntes ou acompanhades. Manual de instruções completo no final deste post.


|

|

|

Para quem?

Rogério Nuno Costa propõe-se a visitar os domicílios mais ou menos temporários de artistas, turistas, artistas-turistas e população local, incluindo viajantes nómadas, pensionistas nórdicos, passageiros de cruzeiro, iate ou veleiro, habitantes de resort, aldeia comunitária, eco-santuário, tenda de campismo, cabana, toalha ou pára-vento. Desde que na zona do Carvoeiro e estâncias balneares adjacentes.


|

|

|

VOU A TUA CASA (de férias)


Criação e interpretação: Rogério Nuno Costa

Assistência e documentação: Jani Nummela

Apoios: Bóia, prado

Agradecimentos: Patrícia Portela, Nelson Guerreiro, Filipa Brito, Pia e Pertti Nummela


Performance incluída no macro-projecto Retrospectiva (2003-2023), que assinala, de forma mais crítica que celebratória, os 20 anos desde a estreia do conjunto de performances em espaços inusitados Vou A Tua Casa e os sub-projectos educacionais, curatoriais, académicos e gastronómicos que, em diálogo tensional e (in)disciplinado, se lhe seguiram.


Mais:

www.rogerionunocosta.com/retrospectiva

www.rogerionunocosta.com/vouatuacasatrilogia






























































Manual de Instruções

1. Escolha o dia/hora em que quer assistir a "Vou A Tua Casa (de férias)". Nos dias 23 e 24 de setembro, haverá sessões a começar às 14:00, 14:20, 14:40, 15:00, 15:20, 15:40, 16:00, 16:20, 16:40, 17:00, 17:20 e 17:40. A performance tem a duração de 15 minutos.

2. Escolha o local onde quer estar durante a performance: pode ser em casa, no jardim, na esplanada, na praia, no carro ou no barco, parado/a ou em andamento. Seja onde for, uma boa ligação à Internet é essencial.

3. Envie uma mensagem por escrito para o WhatsApp de Rogério Nuno Costa (+351-916409998) com o seu nome, endereço de e-mail e a data e hora preferenciais. Espere pela confirmação.

4. No dia/hora da performance, aguarde pela chamada. Pode escolher ligar a sua câmara ou não. A performance terá áudio e vídeo, por isso, e consoante o nível de ruído no local onde vai estar, poderá ser aconselhável o uso de auriculares.

5. A performance está construída para ser experienciada numa relação de um-para-um, ou seja, um/a espectador/a de cada vez (ou um/a espectador/a por telemóvel/ecrã). Se estiver na companhia de amigos/as ou familiares igualmente interessados/as na performance, partilhe os seus contactos na mesma mensagem; será criado um grupo que poderá assistir à mesma performance, desde que cada elemento tenha o seu próprio telemóvel/ecrã e auriculares.

6. Devido à natureza duracional da performance e o curto espaço de tempo entre cada sessão, marcações só poderão ser aceites até às 13:30 do dia 23 de setembro. Marcações recebidas depois desse horário serão propostas para uma das sessões do dia 24 de setembro.

RNC © 2023