domingo, março 23, 2008

(parêntesis)

R E S P O S T A S

A partir de Fischli & Weiss a partir de André e. Teodósio a partir de Mim a partir do Salon des Réfusés a partir de Ingres a partir de Hesíodo a partir Forced Entertainment a partir de António Variações a partir de Mim


porque sou rico, porque sou feio, porque leio, porque brinco com sinais mass-mediáticos, porque me estou a cagar para o poder, porque quero poder, porque defendo liberdade criativa, porque tenho as minhas ideias artísticas, porque sou giro, porque sou pobre, porque quando morrer o mundo vai cantar canções sobre mim, porque tenho uma linha de trabalho, porque tenho muitas linhas de trabalho, porque demoro semanas até encontrar tempo para cortar as unhas, porque sou vanguarda, ou porque sou retaguarda, por moda, porque leste num jornal, porque é lei, porque existe um site com esse nome, porque é formal, porque é conceptual, porque é a letra da canção que mais gostas, porque ensinam isso na escola, porque não te emprestei um projector, porque não tenho projectores, porque não recebo prémios, porque não tenho um prédio, porque os cartazes são feios, porque prometo mais (ou melhor) do que depois faço, porque já fodeste comigo, porque nunca fodeste comigo, porque fodeste comigo e não te lembras, porque não te dei um pin, porque usei um texto teu indevidamente, porque não sou estruturalista, porque não sou desconstrutivista, porque crio os seus próprios -ismos, porque os bilhetes são baratos, porque faço espectáculos de graça, porque sou pretensioso, porque faço manifestações, porque escrevi um dogma, porque nunca se sabe se o que digo é a sério ou a brincar, porque te deixei a casa suja, porque sou ingénuo, porque ainda não tenho 30 anos, porque sou velho, porque estou velho, porque estou morto, porque sou português, porque servi comida num espectáculo quando toda a gente anda a fazer o mesmo, porque mesmo com dinheiro, continuo a fazer espectáculos 'sem dinheiro nenhum', porque não fiz o conservatório, porque nunca vi um único espectáculo da cornucópia, porque recuso mestres, porque recuso referências incontornáveis, porque odeio 'festivais enciclopédicos', porque abomino toda e qualquer ideia de 'reportório contemporâneo', porque tive mais dinheiro que tu no último concurso, porque faço espectáculos privados com dinheiros públicos, porque uso meias com bonecos, porque viajo, porque odeio banda desenhada, porque odeio jazz, porque adoro os scooter, porque não engordo, porque tenho ídolos, porque tenho fãs, porque sou fã, porque me chamo rogério, porque sou de amares, porque (ainda) tenho sotaque, porque não tenho respeito nenhum pelo métier, porque brinco com o fogo, porque assino petições, porque desconfio de “toda a gente”, porque digo mal dos críticos, porque digo mal dos artistas, porque digo mal, porque tenho amigos, porque não jogo o jogo, porque vivo na praia, porque não tenho carro, porque uso perfume, porque sou branco, porque tenho uma pila grande, porque estou a ficar careca, porque compro roupa na h&m, porque tenho pinta de escandinavo, porque tomo banho todos os dias, porque não tenho pêlos no peito, porque não tenho medo, porque faço finca-pé, porque acho mesmo que sou mais inteligente do que as pessoas razoavelmente inteligentes, porque os meus antepassados são bárbaros, porque tenho a mania que é bom, porque tem muitos blogs e nenhum site, porque sou má pessoa, porque não leio jornais, porque me contradigo, porque amo becos sem saída, porque ando a fazer a mesma peça desde 2003, porque alguém soit disant "importante" te disse que o meu trabalho era irrelevante, porque tu és uma pessoa soit disant "importante" e eu acho que tu és irrelevante, porque sou arrogante, porque sou maníaco, porque sou ridículo, porque me ponho a ridículo, porque escrevi este texto, porque não tenho jeito nenhum, porque detesto lisboa, porque te disseram que não gosto de ti, porque o teu melhor amigo foi ver um espectáculo meu e gostou, porque não me leva a sério, porque pareço de direita, porque pareço de esquerda, porque vou publicar um livro, porque faço listas, porque acredito em (boas) perguntas e desautorizo as respostas (mesmo quando "boas"), porque te roubei a 'ideia', porque afinal até existo.