quarta-feira, janeiro 10, 2007

voxpop, #8.

FUI ESPECTADORA
Laura Bañuelos


Fui espectadora do Vou A Tua Casa (Lado A) e espectadora-cobaia do Lado B há já algum tempo. O Rogério pediu-me para passar 24 horas com ele, por causa de uma ideia para um outro projecto. Encontramo-nos cedinho, fomos para a casa dele, comprámos o almoço, cozinhámos juntos umas couves-roxas (que eu acabei por assumir como material para o meu trabalho, mas isso é outra história...) e depois tive o privilégio de receber uma prenda muito especial. O Vou A Tua Casa aconteceu para mim num espaço emprestado, a casa do Rogério. Fui uma dupla convidada: convidada naquela casa e convidada a sentir-me na minha própria casa. E ele um visitante na sua casa que agora era minha... Viajei durante quase uma hora pelos lugares secretos daquela casa e daquela personagem, que pouco a pouco se deixava entrever e descobrir. Lembro-me que dançámos um bocadinho também. Muita retórica e muita teoria se tem escrito sobre esta peça. A mim, o que me apetece dizer é que foi um pequenino acto de amor. Partilha, generosidade, sinceridade. Na altura, acho que até lhe dei um feedback mais “técnico” (qualquer coisa sobre a representação da personagem "Rogério"). Mas nada disso ficou... Em relação ao Lado B, fiquei com pena de ter assistido apenas aos primórdios da coisa. Vi tantas possibilidades... Infinitas possibilidades naquilo que o Rogério me sugeriu naquela tarde. Muitos caminhos se abriam à frente dele e dos potenciais espectadores. Mas não cheguei a ver o caminho, talvez um dia, num destes cruzamentos.

Laura Bañuelos, 30 anos, performer