quinta-feira, outubro 20, 2011

projecto de documentação.

TEASER #08


ENSAIO
Donativo individual



©Vou A Tua Casa/Lado A, Braga, 2006.




“Tentar escrever sobre o evento indocumentável da performance é invocar as regras do documento escrito e, logo, alterar o evento em si mesmo.”

[Peggy Phelan, in A Ontologia da Performance]



[...] Foi você que pediu um espectáculo? Sobre Vou A Tua Casa fui projectando uma série de imagens relativas à sua natureza e fui formulando uma série de perguntas em torno dos modos de recepção. Eis o conteúdo do álbum e respectivas anotações. Imagem 1: espectáculo portátil. Imagem 2: espectáculo transportado dentro de um tupperware. Imagem 3: serviço de espectáculo ao domicílio. “Serviço” ao domicílio, não digo “entrega” porque o espectáculo não está pronto nem o Rogério fica à porta como os estafetas da Pizza Hut ou da Telepizza. Destas imagens, ressaltam as noções de portabilidade, flexibilidade e adaptabilidade do espectáculo. Imagem 4: espectáculo antídoto do síndrome À Espera de Godot. Passo a explicar: esta síndrome revela-se na impossibilidade de avaliar a atractividade dos espectáculos. Logo, quem faz fica sempre à espera de que apareça uma expectativa positiva dessa entidade diversa, por vezes inclassificável, denominada espectador, à semelhança do que me aconteceu quando assisti ao espectáculo pela primeira vez na vida, sem conhecimento prévio do conteúdo do texto de Beckett. Acreditei, tal como Vladimir e Estragão parecem acreditar, que Godot acabaria por aparecer. O mesmo acontece quando revejo um filme, ainda dou por mim a acreditar que uma determinada personagem fará qualquer coisa de diferente para escapar ao seu destino predeterminado. Ao disponibilizar-se a ir à casa das pessoas, o Rogério está a combater essa síndrome, sabendo que vai ser recebido — por alguém que nunca viu, que já não vê há muito tempo (podendo tratar-se de pessoas reais por si bem ou mal conhecidas ou, em sentido metafórico, de potenciais públicos dos seus espectáculos), que não espera encontrar —, mas são sabendo ao que vai, quem lá está, o que lá existe, qual o cheiro, qual a decoração. É a eternização da primeira vez. Esteve em estreia permanente. Porém, desejava reencontros futuros, exclamando em silêncio através do papel um Ne Me Quitte Pas. [...]


Mais um teaser que antecede a pré-publicação online e parcial de Vou A Tua Casa/Projecto de Documentação [livro e vídeo-documentário] num website que será disponibilizado amanhã. A seguir!