COLABORADOR, #1
José Luís Neves
Inicio hoje a publicação das cartas de intenções de cada um dos colaboradores do Projecto de Documentação, que se encontram neste momento na recta final da concretização dos seus trabalhos com vista à publicação no catálogo. Cada colaborador teve a oportunidade de convidar um segundo colaborador (área disciplinar livre), que pudesse de certa forma propor um diálogo complementar entre as matérias tratadas pelo primeiro e as temáticas de interesse que explicam o trabalho do segundo. Sobre o convidado do colaborador José Luís Neves — a editora de livros de fotografia Pierre von Kleist — falarei em post diferente.
Memória vs. espectador: trabalho fotográfico sobre o processo de memória do espectador. Recolher depoimentos através da utilização de questionário simples, pedindo apenas que os espectadores descrevam as suas memórias através de recordações únicas, utilizando palavras/imagens, não impondo limites ou fronteiras em relação à semântica. Transformar essas imagens-memória em imagens-fotografia, tentando fazer com que o leitor do catálogo reviva a “imagem memória" do "visitado". Visto as memórias do espectador serem recordações livres (determinadas pelo número total de elementos recordados, independentemente da sua posição/ordem), a fotografia iria funcionar como um gatilho das memórias pessoais do leitor do catálogo, que poderá desse modo reviver uma memória pessoal em tudo semelhante à “imagem memória” do “visitado”. Exemplo: conforto [palavra/imagem do espectador] & conforto [imagem fotográfica]. Ideia inicial: subverter o modelo fotográfico "fotografia [subjectiva]+legenda [explicativa]", inserindo a legenda dentro da imagem, fazendo com que o leitor tenha acesso imediato a memórias pessoais que estão relacionadas com a memória do espectador [ideia "significante-significado” expressa no Lado C]. Tal pode ou não ser feito de forma literal. Não sendo necessário adicionar uma legenda à imagem, é criada uma aproximação ao modelo de álbum familiar: 24 fotografias [um rolo] num envelope fotográfico feitas durante as férias em família. As "imagens memória" são despoletadas pela simples visualização dos momentos fotográficos, não sendo necessário colocar qualquer legenda, indo também ao encontro da ideia do design do catálogo como objecto que o leitor possa manusear e ser semelhante a um objecto pessoal. Concretização técnica: utilização de fotografia digital.
[José Luís Neves]